“Desde 1991 construindo caminhos a partir dos primeiros passos”


HSTÓRIA

“Fazer da educação infantil algo prazeroso e ao mesmo tempo preparar as crianças para o ingresso no Ensino Fundamental”. Com essa filosofia, a Escola de Educação Infantil Carrossel vem há 27 anos trabalhando seus pequenos alunos de 0 a cinco anos, que encontram em suas dependências muito mais do que apenas ensinamentos básicos, mas sim noções de cidadania, e valorização da saúde para toda a vida.

A Carrossel nasceu em 23 de novembro de 1991, pelas mãos da diretora-geral Conceição Camilli. Formada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em Saneamento Básico, decidiu abraçar a educação infantil quando a casa onde funciona a escola, construída em 1966, foi desocupada e cedida por sua mãe Luisa, que também se envolveu no projeto. Nasceu aí uma escola e a Vó Lu, que carinhosamente cuidou da cozinha nos primeiros anos, deixando-o com a mesma proposta que tem até hoje: uma extensão da casa da família, com acolhimento e amor.

Leia mais

A mudança de área profissional não foi por acaso. Apaixonada por crianças, como ela mesma se define, Conceição sempre havia sido a “mãezona” que brincava com os filhos e sobrinhos. Tendo um amplo espaço à disposição, ela então começou a planejar a Carrossel, cujo nome foi inspirado na novela homônima que estava fazendo um estrondoso sucesso no Brasil no começo dos anos 90.

Já disposta a fazer a diferença na educação infantil, Conceição buscou a expertise de Therezinha Antonio de Moraes, uma pedagoga que participou da fundação da primeira escola de educação infantil particular de Piracicaba, e após alguns anos se tornou presidente da OMEP (Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar).

Com os conhecimentos de Therezinha, além da colaboração de duas psicólogas, Sônia Salgado e Fátima Bastos, surgia a Carrossel, a primeira escola infantil particular da cidade que começou suas atividades com tudo devidamente legalizado. Laudos e documentação de Prefeitura, Bombeiros, Vigilância Sanitária e Diretoria de Ensino, que na época era o órgão responsável pela supervisão dos estabelecimentos de ensino. O começo não podia ser mais promissor, com cerca de 80 alunos matriculados. Hoje a escola tem aproximadamente 150 estudantes matriculados e mais de 30 funcionários.

Para montar a escola, Conceição fez algumas adaptações no prédio, mas as mudanças mais significativas ocorreram em 1999, quando ampliaram suas instalações construindo as salas do piso superior, e em 2010, quando a piscina foi aterrada, cedendo seu espaço para uma ala bastante ampla, dividida em pátios coberto e descoberto e um segundo andar com ateliê de brinquedos. As mudanças foram feitas seguindo o pensamento da diretora-geral, que acredita em espaços amplos e externos para que a criança não fique apenas em sala de aula, mas também em outros locais de convivência com os colegas.


APRIMORAMENTO

Sentindo a necessidade de mais conhecimento além de sua experiência cotidiana com as crianças, Conceição finalizou o curso de Gestão Escolar, na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e depois fez uma especialização em Metodologia de Ensino. Entre 1996 e 1997 foi convidada para fazer parte do Conselho Administrativo da OMEP e em 2016, também convidada e nomeada pelo prefeito a integrar-se como membro do grupo que representa a Educação Infantil da rede particular de ensino privado diante do Fórum Municipal de Educação.

Leia mais

O conhecimento técnico é um grande aliado da intuição e prática diária com as crianças. Inovadora, ela apresentou um diferencial e fez sucesso na cidade: as cestas de frutas, para estimular os alunos a se alimentarem de uma forma mais saudável. Além das frutas, Conceição investiu na alimentação feita dentro da própria escola. Com isso, conquistou ainda mais os pequenos. “Tenho ex-alunos que hoje são adultos e se lembram de um sanduíche natural nosso, um bolo, creme de abacate… Pais contam que seus filhos às vezes se alimentam melhor aqui do que em casa, ou que passam a pedir frutas nas refeições, o que não faziam antes de entrar para a escola”, relata.

Outro diferencial da escola são os espaços amplos e sua alternância, além do estímulo ao uso das mãos em brincadeiras e o contato com o artesanal. Tudo isso dentro de uma filosofia que inclui bastante a criação de um vínculo de respeito e afeto entre as crianças e funcionários.

Conceição observa que a criança apresenta um melhor desenvolvimento quando está emocionalmente bem. Por isso, a escola não abre mão de uma psicóloga para acompanhar as crianças em seu desenvolvimento emocional, cognitivo ou comportamental de acordo com o esperado para a faixa etária. Buscamos entender qual é o problema pelo qual as crianças podem passar, além de orientar pais, professores e equipe para que a situação seja resolvida sempre focando o bem estar da criança.

Para ela, a maior satisfação como fundadora é ver nos olhos das crianças o brilho de felicidade quando estão na Carrossel e sua evolução dentro da escola. “Tenho hoje crianças cujos pais estudaram aqui, e isso me realiza muito como educadora. Também fico feliz quando pessoas que estagiaram ou trabalharam aqui me falam que seus filhos ou sobrinhos serão futuros alunos da Carrossel”, orgulha-se.


NOSSOS DIFERENCIAIS

 

Nossa história é de amor pelo que fazemos. A fundadora e diretora geral da Escola, Maria Conceição Camili se especializou em Gestão Escolar e sempre foi engajada em estudos e projetos do setor.

Para dar ainda mais conforto e segurança às crianças, pensamos nos detalhes. A cesta de frutas, o sanduíche natural, o cardápio caseiro. Tudo para elas se sentirem abraçadas, cuidadas, em casa.

Leia mais

Espaços amplos e a alternância do seu uso, além dos estímulos esportivos e artísticos. Damos valor para o acolhimento com afeto, para a gentileza e o vínculo. Por fim, e também muito importante, acreditamos que faz muita diferença para o desenvolvimento de nossas crianças estarmos ao lado de suas famílias. Compartilhamos as questões do dia a dia, do desenvolvimento emocional, cognitivo e comportamental.

 

Veja outros diferencias da Escola Carrossel:

  • – Musicalização
  •  Educação Física
  •  Inglês (3x/semana)
  •  Artes
  •  Educação Ambiental
  •  Acompanhamento Nutricional
  •  Acompanhamento Psicológico

METODOLOGIA

 

Trabalhando há mais de duas décadas com a educação infantil, a coordenadora Rafaela Magalhães Meneghini, explica que a metodologia aplicada é baseada no sociointeracionismo, porém não deixam de lado outras vertentes, visando atender aos interesses das crianças.

Leia mais

Segundo a coordenadora, os professores trabalham com temas de interesse das crianças, que são apresentados entre todos. Ela observa que no desenrolar do conteúdo também entram o construtivismo e outros métodos mais tradicionais, porque o desenvolver na sala de aula não foca na estrutura apenas do planejamento, já que podem ocorrer outras possibilidades durante o decorrer das atividades.

As crianças são bastante estimuladas a participarem de atividades concretas como plantio, culinária, massa de modelar, argila, recorte, colagem, pinturas, além da introdução de outros recursos didáticos que surgem durante o tema explorado. As crianças também participam de atividades de música, teatro, fantoche, roda de leitura, roda de história, aulas de inglês, musicalização, educação física, ateliê de artes e de brinquedos.

A programação das datas comemorativas é feita de forma com que a criança entenda o verdadeiro significado do evento, e não apenas sua razão comercial ou social. Além disso, as comemorações sempre são organizadas de forma que a família possa participar do momento.

Para Conceição, um dos grandes objetivos da Carrossel é fazer com que as crianças se desenvolvam através do brincar, sendo respeitadas pelos pais e profissionais para que não haja a aceleração do processo esperado no desenvolvimento, trazendo as famílias para dentro da escola e assim, em conjunto, trabalhar da melhor forma o desenvolvimento global da criança.s casas num ambiente acolhedor e estimulador para o desenvolvimento global com ênfase no aspeto socioemocional.



Conheça mais sobre a ESCOLA CARROSSEL